A par do projeto, a iniciativa “Dias a Viver a Água” reúne 18 escolas do Cávado.

A atividade intermunicipal, que tem como objetivo a sensibilização e educação ambiental, junta 540 alunos do 1º e 2º ciclo de estudos. A comunidade escolar do Cávado proporciona “a oportunidade de contacto com a natureza e espaços privilegiados do território num conjunto de atividades de grande criatividade lúdica, expressiva e educativa”, esclarece a Comunidade Intermunicipal do Cávado.

Esta ação começou no dia 22 de março e irá decorrer por um período de três meses. O tema central é a água, alinhado com a sua ligação ao território, a sua conexão com o rio, a complexidade e riqueza da biodiversidade associada e o seu património natural, cultural e histórico.

Os participantes têm a oportunidade de vivenciar a experiência em dois percursos distintos: o percurso litoral e o percurso montanha. Esta oportunidade de aprendizagem promove diferentes aspectos da sensibilização ambiental, nomeadamente, a literacia ambiental sobre a água e os ecossistemas associados e a sensibilização para a conservação da natureza e biodiversidade. Por último, a capacitação para a utilização eficiente dos recursos naturais.

A promoção destes conteúdos estimula as diferentes áreas de estudo do 1º e 2º ciclo, bem como o comportamento cívico de sustentabilidade. Esta campanha reforça, assim, o cumprimento dos 17 objetivos criados pela ONU que têm em foco o desenvolvimento sustentável.