Os minhotos venceram o Belenenses e com a derrota do AA Águas Santas, garantiram a qualificação para a EHF Europa League.

Este sábado, dia 24 de maio, pelas 17h, o ABC Braga enfrentou o CF Os Belenenses, para a 5ª jornada do grupo B do Campeonato Placard Andebol 1, no Pavilhão Flávio Sá Leite. Numa primeira parte dominada pela equipa de Belém, os minhotos deram a volta no segundo tempo, vencendo o jogo.

A partida começou com uma ligeira vantagem para os visitantes, que marcaram o primeiro golo (0-1) e chegaram a liderar por margens de dois e três golos nos primeiros minutos (2-4 e 3-6). A formação de João Florêncio demonstrou eficácia nas transições rápidas e aproveitou algumas falhas defensivas dos bracarenses.

Apesar do início difícil, o ABC Braga continuou na luta e conseguiu igualar o marcador em várias ocasiões (7-7), mostrando maior consistência ofensiva e começando a recuperar terreno. No entanto, o Belenenses voltou a para a frente do marcador, chegando ao 12-16. Apesar disso, o ABC nunca se deixou ficar muito para trás, com destaque para os golos de Délcio Pina e Leonardo Abrahão, que permitiram controlar a desvantagem.

Na segunda parte, a partir dos 13-17, os bracarenses foram à procura da reviravolta. Com um parcial de 4-0, o ABC passou de 17-17 para 21-17, realçando Tiago Sousa e Tomás Maia. Os Belenenses ainda reagiram, reduzindo para 26-25, mas a equipa da casa marcou cinco golos, praticamente sem resposta, e colocou o resultado em 31-26.

Os minutos finais confirmaram a superioridade dos minhotos, que continuaram a marcar com regularidade até ao final da partida, que terminou 35-30. Na segunda parte, o ABC apontou 20 golos, o que provou a sua capacidade ofensiva de alto nível.

Com esta vitória, o ABC Braga confirma o lugar europeu, e o primeiro lugar no grupo B, com 36 pontos somados. O próximo encontro da formação de Filipe Magalhães, será frente ao Vitória SC, dia 31 de maio, pelas 18h00, no Pavilhão Desportivo de Unidade Vimaranense.