As minhotas saíram derrotadas, mas mantiveram a terceira posição.
No passado domingo, dia 11 de maio, o SC Braga recebeu o SL Benfica, no Estádio Amélia Morais, para a última jornada do Campeonato Nacional Feminino BPI. As águias já haviam assegurado título e às minhotas já ninguém lhes tirava o terceiro lugar da tabela. Ainda assim proporcionaram um jogo acirrado, que terminou com a vitória encarnada.
A orquestra de Miguel Santos estava bem ensaiada e entrou em campo praticamente a marcar. Zoi van de Vem apanhou a bola fora de área e disparou ao ângulo superior esquerdo da baliza de Rute Costa. Estava feito o 1-0 aos dois minutos de jogo.
O golo permitiu que o Braga se impusesse, mas as jogadoras lisboetas não se acomodaram e também criaram oportunidades. Ao minuto 21, falta assinalada sobre Martín-Prieto e grande penalidade para o Benfica. Carole Costa não desiludiu e deixou tudo empatado antes do intervalo.
No regresso dos balneários, o ímpeto estava do lado benfiquista e Cristina Martín-Prieto aproveitou-se disso. Na sequência de um pontapé de canto, a atacante espanhola só teve de empurrar para fazer o 1-2. Martín-Prieto é a melhor marcadora do campeonato com 19 golos.
O jogo prosseguiu e desta vez houve penalti para as minhotas. Catarina Amado derrubou Ellie Walker dentro de área, e Zoi van de Vem foi chamada a bater. Rute Costa cresceu e ocupou a baliza toda, negando o bis à jogadora holandesa.
O encontro terminou assim com vitória encarnada por 1-2. Ambas as equipas já haviam assegurado as respetivas posições na tabela. Ainda que para fases diferentes, as duas classificaram-se para a UEFA Women’s Champions League.