SABLE, fABLE é o quinto álbum da banda americana Bon Iver. Lançado a 11 de abril de 2025, SABLE, fABLE é a continuação de SABLE (EP), lançado em outubro de 2024.

GRAHAM TOLBERT

Gravado pela produtora americana Jagjaguwar, o álbum conta com cerca de 41 minutos de duração e inclui temas dos géneros R&B, pop, soul e rock. A maior parte das músicas trazem uma atmosfera envolvente e alegre, o que se distancia um pouco do que a banda habituou o público. O álbum está dividido em duas partes: SABLE e fABLE.

Na primeira parte do disco, deparamo-nos com faixas mais melancólicas e com uma maior profundidade emocional. Nesta parte, estão presentes três músicas lançadas já em outubro de 2018, em SABLE (EP).

“THINGS BEHIND THINGS BEHIND THINGS” é a primeira faixa do disco. A melodia desta canção é, talvez, o que mais se destaca. De início, ouvimos um ritmo mais agressivo, reproduzido por uma guitarra eletrónica. Com o avançar da música, o som vai desaparecendo, dando lugar a uma melodia mais calma e suave. O vocalista da banda, Justin Vernon, reflete sobre sentimentos como ansiedade e ciclos viciosos; como se o artista estivesse preso num labirinto e não conseguisse sair, por mais que quisesse.

O segundo tema de SABLE é “S P E Y S I D E”, que carrega um grande peso emocional. É uma música folk, gravada acusticamente, cuja letra aborda uma introspeção sobre arrependimento.

“AWARDS SEASON” encerra a da primeira parte de SABLE, fABLE. A banda descreve a capacidade de superação e a transformação pessoal. A “mudança” é a palavra que melhor descreve esta música.

Em contraste, a segunda parte do álbum, fABLE, foca-se na renovação, no amor e na esperança.

“Walk Home” é-nos apresentada com um ritmo vibrante e apaixonante, onde a conexão e a paixão são os protagonistas. A letra aborda a confiança e a entrega, pois quando estamos apaixonados, perdemo-nos nos braços do outro.

“Au Revoir”, tal como o título sugere, foi o tema escolhido para encerrar SABLE, fABLE. Apesar da segunda parte do álbum ter uma atmosfera mais positiva, a faixaaborda o desgaste emocional e a necessidade de descansar. A luta interna e a procura de equilíbrio são percetíveis, não só pela letra, mas também pelo peso e densidade da própria melodia.

Desde o lançamento de SABLE, fABLE, as críticas têm sido maioritariamente positivas, elogiando o trabalho de Justin Vernon. No The Guardian o disco ganhou elogios como a opção em explorar temas como o amor e a esperança, o que contrasta com os trabalhos anteriores da banda.

O álbum chegou mesmo a estar no primeiro lugar do Billboard, tendo sido classificado como o melhor Álbum de Rock e Alternativa. SABLE, fABLE é uma boa opção para todas as idades, pois consegue, através da música, apresentar uma jornada que se iniciou na escuridão e que termina na superação.