Cinema, teatro, dança e música compõem os dois meses de programação do Teatro Gil Vicente.

O Theatro Gil Vicente anunciou o seu programa para os meses de maio e junho. Com o cartaz cultural já disponível ao público, com nomes nacionais e internacionais, aposta tanto na continuidade de projetos relevantes, como na apresentação de novos espetáculos.

Maio inicia-se com “Cambedo 1946”, uma produção do Teatro de Balugas, que sobe ao palco no dia 10. No dia 11, é apresentada a comédia “Teatro às Três Pancadas”, no CENDREV, uma programação recomendada para a família. O cinema ocupa lugar a 13 de maio, com a exibição de “Voltareis”, de Jonás Trueba, no Cineclube ZOOM.

No dia 14, a música toma conta da sala com o concerto de Marc Ribot, no Jazz ao Largo, seguido por “Homem em Catarse”, em Catarse Natural, no dia 15. João Gil traz o seu espetáculo a Barcelos no dia 16, enquanto “A Garota Não” atua no dia 17.

Ainda em maio, destaque para “Mão Verde”, no dia 18, um projeto que une música e ecologia. No dia 21, será apresentado o stand-up “Overbooking”. A música volta a ouvir-se a 23 de maio com a atuação de Collignon, às 22h00, no espaço do Triciclo.

Já na reta final do mês, Myles Sanko atua no dia 24.Já o cinema regressa dia 27 com “The Shrouds – As Mortalhas”, de David Cronenberg. O mês encerra com dois espetáculos de teatro: “Monólogo de uma mulher chamada Maria com a sua patroa”, a 30 de maio, e “A Grande Corrida”, a 31.

A programação prossegue em junho, com início logo no primeiro dia com “Minutos Mágicos – O Espetáculo”, por Mário Daniel, pensado para toda a família. Nos dias 6 e 7, será apresentada a comédia “Cama para 4”, pela companhia Carlos Cunha Produções. Segue-se, no dia 8, “Elementos”, espetáculo de dança da companhia EDOC, e ainda a 9 de junho a apresentação de “The Point”, produzido pelo Triciclo.

O teatro regressa a 14 de junho com “Reparations, Baby!”, uma produção do Teatro Nacional D. Maria II. No dia seguinte, 15 de junho, os mais pequenos são convidados para “Tatabitato”, um espetáculo de música para bebés a partir dos três meses, dinamizado pela Gira Sol Azul.

No cinema, o Cineclube ZOOM exibe “Breves Encontros”, de Kira Muratova, no dia 17, e “O Longo Adeus”, da mesma realizadora, a 24 de junho. A música ganha novo destaque no dia 18, com a atuação de Catarina Carvalho Gomes, que volta a ocupar o palco no dia 22, com João Pais Filipe.

O mês de junho encerra com o “Barcelos Tango Festival”, entre os dias 26 a 29, organizado pela Associação Educate Clube. A programação cultural do Theatro Gil Vicente evidencia a preocupação em oferecer uma agenda acessível, plural e descentralizada. Com propostas que atravessam barreiras, os meses de maio e junho reafirmam Barcelos como um polo ativo na vida cultural do país.