Mais de 100 especialistas ibéricos reúnem-se para debater tradição, inovação e boas práticas na comunicação e protocolo académico.
A Universidade do Minho acolhe, entre os dias 28 e 31 de maio, o XIV Encontro Hispano-Luso de Protocolo Universitário e o XXII Encontro de Responsáveis de Protocolo e Relações Institucionais das Universidades Espanholas. O evento, com um número de participantes sem precedentes, reúne mais de 100 especialistas de 40 instituições de ensino superior de Portugal e Espanha.
O encontro tem como principal objetivo refletir sobre o papel do protocolo universitário como expressão da identidade académica. Pretende promover-se a partilha de experiências, a construção de novas abordagens e o registo das práticas seculares que marcam a tradição das instituições de ensino superior. A iniciativa é organizada em parceria com a Associação para o Estudo e Investigação do Protocolo Universitário (AEIPU) e a Associação Portuguesa de Estudos de Protocolo (APorEP).
A sessão de abertura conta com a intervenção de Isabel Estrada Carvalhais, professora da UMinho e ex-deputada ao Parlamento Europeu. Abordará o tema “A importância do Protocolo nas Relações Institucionais Internacionais e Diplomáticas”.
Os trabalhos decorrem na Escola de Economia, Gestão e Ciência Política (EEG), no campus de Gualtar. No seu decorrer, os participantes vão explorar temas como a evolução do protocolo na era digital, a inclusão e diversidade nas cerimónias académicas e a sustentabilidade em eventos universitários. Vão refletir, ainda, sobre a comunicação estratégica, a ética no contexto académico, a gestão de crises e as novas dinâmicas interinstitucionais. Também estarão em debate as formas híbridas e presenciais de organização de eventos e a necessidade de formação e profissionalização na área do protocolo.
O programa do evento tem início hoje, 28 de maio, com a receção e acreditação dos participantes no edifício da Reitoria, no Largo do Paço, às 17h00. Nos dias 29 e 30 de maio, quinta e sexta-feira, os trabalhos decorrem entre as 9h00 e as 17h30 na EEG, no campus de Gualtar. No sábado, 31 de maio, está previsto um programa social extra e opcional, entre as 9h30 e as 15h00.
Este encontro internacional é precedido por uma semana de intercâmbio entre gabinetes de comunicação de universidades ibéricas. Conta com o apoio das autarquias de Braga, Guimarães e Póvoa de Lanhoso.


