MVP – Jogador da Partida

Nuno Mendes – O lateral do Paris Saint-Germain foi o principal obreiro da vitória da seleção portuguesa. O jogador de 22 anos tem vindo a fazer enormes exibições ao serviço do seu clube e na seleção não foi diferente. O próprio anulou por completo o astro Lamine Yamal, seu opositor direto neste jogo, tendo contribuído em momentos tanto ofensivos como defensivos da equipa. O próprio fez inúmeras recuperações de bola e percorreu todo o lado esquerdo do ataque português na procura de criar perigo junto da baliza adversária.

Nuno Mendes foi incansável durante todo o encontro tendo contabilizado um golo e uma assistência, bem como finalizado com sucesso um pontapé da marca das grandes penalidades. Quando faltam as palavras para descrever um jogador deste calibre surgem os troféus individuais que confirmam isso mesmo. O lateral foi distinguido não só como melhor jogador do encontro, mas também como melhor jogador da fase final da Liga das Nações 2025.

Em cima

Cristiano Ronaldo – O ponta de lança jogou com uma lesão, mesmo assim mostrou-se ao jogo da seleção. O experiente internacional português não teve tanto prognatismo próprio, mas contribuiu para o futebol coletivo de Portugal. À passagem da hora de jogo foi feliz e apareceu no local certo para fazer o segundo tento dos lusos.

Rúben Dias – O central mostrou-se intransponível na maior parte dos lances. Para além disso conseguiu travar muitos ataques de perigo dos espanhóis e mostrou-se como pedra basilar da construção e organização de jogo de Roberto Martínez.

Vitinha – O médio foi uma peça importantíssima no desenho tático de Portugal. O jogador natural de Santo Tirso praticou um futebol discreto, mas da maior relevância no que diz respeito às fases de ataque e de defesa da sua equipa.

Diogo Costa – O guarda-redes negou, dentro do possível, algumas ocasiões de golo ao adversário. Não obstante, defendeu o penalti decisivo do encontro face ao remate de Álvaro Morata.

Martin Zubimendi – Foi o motor da seleção espanhola neste encontro. O médio da Real Sociedad este presente em vários momentos defensivos, mas também ofensivos da sua equipa, demonstrando grande qualidade nas suas ações no decorrer do jogo. Zubimendi foi ainda o autor do primeiro golo do encontro, que colocou a Espanha a vencer por 0-1.

Mikel Oyarzabal – O avançado foi um verdadeiro desequilibrador no meio da defensiva portuguesa. Conseguiu estar presente tanto na faixa central do terreno como, esporadicamente, nas laterais, procurando sempre jogar nas costas do centrais. O próprio foi o autor do segundo tento espanhol.

Pedri – O centro-campista do FC Barcelona é sem dúvida um dos melhores médios do mundo e demonstrou isso mesmo, mais uma vez, neste duelo ibérico. O culer de 22 anos parece que está em todo lado ao mesmo tempo. Conseguiu envolver-se na maior parte dos ensaios ofensivos da Espanha mostrando-se ao jogo quando o conjunto de Luis de la Fuente mais precisou dele. Pedri foi também o autor da assistência clínica para o golo de Oyarzabal.

Em baixo

João Neves – O médio não jogou na sua posição habitual e, apesar de ser um bom elemento na fase de construção, a nível defensivo não conseguiu acompanhar o ritmo de Nico Williams. As características do jovem jogador também não permitem isso mesmo, tendo sido, potencialmente, uma má escolha para aquela posição.

Gonçalo Inácio – O central não mostrou firmeza nem consistência defensiva durante a partida. O jogador do Sporting CP não foi feliz na maior parte das suas ações, tendo mostrado uma certa fragilidade e falta de confiança quando chamado a intervir

Óscar Mingueza – O lateral não conseguiu acompanhar Pedro Neto aquando das suas ações defensivas. Em termos de organização de jogo até conseguiu trocar a bola entre setores, mas pouco mais do que isso.

Lamine Yamal – O extremo do FC Barcelona gerou altas expectativas no público para o seu desempenho nesta partida e para o duelo com Nuno Mendes. O que é facto é que o mesmo acabou por ser quase que completamente anulado pelo lateral português e não teve grande participação direta no encontro.