O edifício vai exponenciar as áreas da Ciência Viva e da Saúde.

O projeto do BioMedTech Hub foi apresentado ontem por Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, no Fórum Económico das Semanas da Economia em Braga. O recinto, que é um Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia (CVTT), vai-se focar na investigação aplicada e na inovação nos campos de saúde, bioengenharia e biotecnologia.

A construção está prevista arrancar no começo de 2026, com projeção para ser concluída em 2028. O investimento de seis milhões e cem mil euros será dividido entre o projeto NORTE 2030, na percentagem de 65%, e o município de Braga cobre os restantes 35%.

“Com mais de 4500 m2 distribuídos por três pisos, este será um espaço preparado para o apoio à investigação e desenvolvimento e à experimentação tecnológica”, anuncia Ricardo Rio. Tudo isso vai possibilitar “a incubação, aceleração e scale-up de start-ups tecnológicas nesta área de enorme potencial”.

O responsável máximo da CM Braga ressaltou que a aposta no equipamento vai conferir celeridade à transferência de tecnologia e valorização do conhecimento. Acrescenta, ainda, maior rapidez na formação avançada e capacitação de Recursos Humanos.

Ricardo Rio abordou, para além deste novo investimento, o crescimento económico que o município apresentou nestes últimos 12 anos. O autarca expôs vários indicadores que demonstram o sucesso do Plano Estratégico para o Desenvolvimento Económico de Braga 2014-2026, que já apresenta 85% das ações concluídas.