O desfecho da época 2024/2025 deu-se com um renhido dérbi minhoto.
Na sexta e última jornada do Grupo B do Campeonato Placard Andebol 1, onde se encontram as equipas do quinto ao oitavo lugar da tabela classificativa, o Vitória Sport Club recebeu o Académico Basket Clube de Braga. O duelo ocorreu dia 31 de maio, sábado, pelas 18h00, no Pavilhão Desportivo Unidade Vimaranense.
As jornadas anteriores já tinham ditado as classificações finais do grupo B, sendo um motivo para ambas as formações estarem mais tranquilas durante o jogo. Desde o apito inicial, o resultado evidenciava um claro equilíbrio de performance entre as duas equipas.
A aproximarem-se os minutos finais da primeira parte, os caseiros aproveitaram a calma dos bracarenses e conquistaram uma vantagem de três golos. Apesar da rápida reação dos visitantes, ao tentarem correr atrás do prejuízo, os vitorianos mantiveram-se motivados pela liderança do marcador e foram para o intervalo a vencer 18-14.
Já no segundo período do confronto, voltou-se a refletir a igualdade das equipas. Assim, os últimos 30 minutos foram marcados por golos de uma equipa e reação instantânea da outra, sem que os parciais afetassem o rumo do jogo.
Desta forma, o apito final assinalou a vitória dos conquistadores por 33 a 30. Destacou-se, durante o duelo, o desempenho dos caseiros João Peixoto e Pedro Peneda com sete golos cada, e dos academistas André Sousa e André José, ambos autores de oito golos.
No final do jogo, ainda foi presenciado um momento especial e marcante para todos os presentes, visto ter sido o último jogo oficial da carreira do capitão vitoriano Nuno Silva. A sua despedida foi emocionante e envolveu ambas as formações e apoiantes, mostrando a união promovida pela modalidade.
Terminou, assim, o Campeonato Placard da época 2024/2025, com a classificação da turma amarela em quinto lugar, apurados para a EHF European League, e dos vimaranenses na sétima posição. Comparando com a época anterior, oABC Braga apresentou mais dificuldades este ano, tendo ficado entre as melhores quatro equipas a nível nacional. Já oVitória SC evidenciou uma evolução significativa, uma vez que na temporada passada conquistou o nono lugar, disputado no Grupo C da competição.