Inserida no projeto Start Me Up Alto Minho - Competitividade e Internacionalização", a missão institucional representou oportunidades para o Alto Minho.
A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, CIM Alto Minho, esteve presente na Expo Osaka 2025, que decorreu no Japão, com a exposição “Alto Minho: Mar, Rio e Montanha – A Essência de um Território Competitivo”. A inciativa, que ocorreu no período de 28 de maio e 4 de junho, teve como principal objetivo a promoção e internacionalização do território.
O “Dia do Alto Minho”, a 31 de maio, preencheu-se com a inauguração oficial da exposição relativa ao território. Através de 11 painéis, a mostra retratou as potencialidades da região no mar, rio e montanha.
Na cerimónia, um dos pontos mais altos foi a assinatura da delegação do Alto Minho no Livro de Honra da participação portuguesa. Ao longo do evento, partilharam-se brindes promocionais, entre eles símbolos relativos à identidade e tradição locais, que aguçaram a curiosidade dos visitantes internacionais.
O evento estendeu-se até Tóquio, onde se realizaram duas reuniões institucionais. No dia 2 de junho, a delegação do Alto Minho reuniu-se com a CLAIR Japan, uma entidade ligada ao governo japonês. A conferência foi marcada pela abordagem às oportunidades de cooperação em áreas como turismo sustentável, administração local e gestão de territórios costeiros e montanhosos.
Em plena Embaixada de Portugal, os representantes da CIM Alto Minho contaram com a receção dos diplomatas portugueses, que exibiram apoio à estratégia de internacionalização da região. A Embaixada frisou o elevado potencial do Alto Minho como destino turístico e região de oportunidades de investimento.


