A exposição de Iolanda Guimarães homenageou quem torna a cidade "ativa, cultural e de tradições vincadas".

O Palácio do Raio, em Braga, recebeu “Linhas de Amor”, exposição de ilustração digital de Iolanda Guimarães, entre 10 de maio e 6 de junho. O ComUM entrou em contacto com a artista para conhecer melhor a paixão que nutre por esta arte.

Ao visitar a exposição, o visitante pôde-se deparar com múltiplas molduras de retratos da cidade de Braga. Os trajes tradicionais, os monumentos mais emblemáticos ou, principalmente, o dia-a-dia dos bracarenses estiveram em destaque. Transmontana e a viver em Braga há oito anos, Iolanda Guimarães indica que o facto de a cidade já ser para si um lugar comum, para além da Capital Portuguesa da Cultura deste ano, lhe despertou o interesse em a homenagear.

O principal foco nas gentes, evidenciado pela maior utilização de cores, é justificado pelo seu papel como “agentes da cultura, da investigação, da intervenção e sobretudo da memória e do passado”. “Para mim faria todo o sentido homenagear não só a cidade e os seus espaços, mas sobretudo as suas pessoas, gentes comuns e trabalhadores, que fazem com que a cidade seja o que é, ativa, cultural e de tradições vincadas”, sugere a artista. Ainda assim, arriscar no desenho de edifícios e estruturas fez com que Iolanda saísse da sua zona de conforto.

Iolanda Guimarães | LinkedIn

Para além da ilustração digital, técnica com a qual Iolanda Guimarães trabalha graças à possibilidade de poder ser replicada e adquirida por todos, foram apresentados trabalhos de outras áreas. O convite a artistas ligados à ilustração, à fotografia e ao vídeo foi feito com o objetivo de diversificar a memória da cidade.

Na exposição destacou-se, também, um canto com ilustrações penduradas em jeito de móbile. Foram o resultado da atividade “ilustrar pelas ruas de Braga”, realizada com cerca de 25 pessoas de diferentes partes do país no mês de março. “É parte integrante da exposição devido à sua pertinência e intervenção do meu público”, salienta Iolanda.

Quando questionada sobre espaços de Braga que ainda pretendia ilustrar, a artista respondeu que há muito por explorar. “É sempre uma página em branco o que gostaria de desenhar”, acrescenta Iolanda. “As ideias vão surgindo, mas nada em concreto de momento.”

Iolanda Guimarães partilha mais do seu trabalho no perfil de Instagram @i.lus.tra.me. A encomenda de ilustrações personalizadas pode, também, ser realizada por este meio.