Circuito proporciona considerações acerca do som, da memória e da comunidade no espaço urbano, além de atividades para as férias dos mais jovens.

As atividades iniciam a 5 de julho, às 16h30, com mais uma edição de AcustiCidade. Nesta mais recente edição, é possível observar a instalação temporária, projetada por Nuno Melo Sousa, na Urbanização das Parretas, para o Forma da Vizinhança da Braga 25. O Circuito propõe ainda diversas conversas intituladas de “Reflexões sobre som, memória e comunidade no espaço urbano”.

Os diálogos contam com a participação de diversos oradores. O primeiro conta com a presença de Pedro Augusto e Mariana Amorim, sendo este momento moderado por Rodrigo Paglieri, relativamente ao tema “Caminhar como ato performativo”. A conversa “Som e memória” é desenvolvida por Catarina Carvalho Gomes e “Interferência” conta com a moderação de Carlos Norton. “Comunidades do futuro ou o futuro das comunidades” é o tema escolhido para o fecho desta iniciativa, com Space Transcribers e Maria João Barbosa, acompanhados por Teresa Mora.

Todos estes encontros contam com a moderação da Passeio, a plataforma de arte e cultura urbana do Centro de Estudos em Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho. O objetivo dos diálogos é motivar a reflexão sobre o papel do som e das vivências comunitárias no espaço urbano, com foco na partilha de diversas perspetivas sobre os distintos tópicos que envolvem a cidade.

O Circuito Summer School decorre no gnration entre os dias 7 e 11 de junho. Esta semana é inteiramente dedicada a explorar a criatividade das crianças a partir dos 12 anos. Neste período, as atividades que vão decorrer são diversas, desde workshops, videojogos, fotografia, produção de instrumentos musicais e até oficinas de poesia.

De 15 a 17 de julho, também o Theatro Circo abre as suas portas aos mais novos, entre os 8 e 12 anos. As crianças serão acompanhadas pelo artista-mediador Carlo Giovani, com a missão de criar uma peça sonora complexa a partir de sons urbanos. A oficina “As cores do som” utiliza diversos materiais como plásticos, desenhos e sons para criar uma obra audiovisual que pretende traduzir a ideia da junção de vários elementos, contribuindo para a conclusão de uma obra única.