Esta vai decorrer até dia 4 de agosto e os resultados serão divulgados 20 dias depois.
O concurso nacional de acesso ao ensino superior arranca com 55.956 vagas, mais 643 face ao ano passado, repartidas por mais de mil cursos em 34 universidades e politécnicos públicos. Para emigrantes, lusodescendentes ou aqueles que pedem substituição de provas de ingresso por exames do exterior, o prazo para a entrega das candidaturas termina mais cedo, no dia 28 de julho.
A Universidade do Minho dispõe de 3.029 vagas distribuídas pelas 57 licenciaturas e os dois mestrados integrados. Cursos como Engenharia Informática, Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação, Medicina, e Direito têm mais de 100 vagas disponíveis.
Os cursos serão lecionados pelas diversas escolas e institutos da Universidade que se encontram distribuídos pelos polos de Gualtar, Congregados (Braga), Azurém, e Couros (Guimarães). As licenciaturas têm duração de três a quatro anos e os Mestrados integrados de cinco a seis anos.
Na academia minhota, o ano letivo iniciará no dia 15 de setembro, após o período de matrículas para os colocados da primeira fase, que vai decorrer de 25 a 28 de agosto. A inscrição deve ser realizada pelo portal académico.
Conforme as vagas sobrantes, do dia 25 de agosto a 3 de setembro vai decorrer a segunda fase de candidaturas e de 23 a 25 de setembro a terceira fase. Os resultados serão divulgados dias 14 de setembro e 1 de outubro, respetivamente.
De lembrar que para além do concurso nacional de acesso é possível ingressar no ensino superior pelos regimes “Reingresso e Mudança de Par Instituição/Curso”, “Concurso Especial para Estudantes Internacionais”, “Concursos Especiais de Acesso ao Ensino Superior” e “Concurso de Acesso para Maiores de 23 Anos”. Mais informações estão disponíveis nos sites da DGES e da Universidade do Minho.


