Aitana lançou o seu quarto álbum de estúdio, CUARTO AZUL, a 30 de maio, e partilha 19 músicas repletas de letras vulneráveis e ritmos intensos.

A escolha do nome para o mais recente álbum da artista surge da lembrança do seu quarto de infância, um quarto totalmente azul. Por este motivo, associa esta cor a um lugar de paz, segurança e repleto de bons momentos e recordações. Cria-se, desta forma, a base e ponto de partida para tudo aquilo que aborda neste seu disco, abrindo para o mundo as portas desde seu quarto.

Billboard Argentina

CUARTO AZUL apresenta um maior número de faixas comparativamente com aquelas que existem habitualmente nos álbuns. Resulta num total de 19 músicas, o que talvez contribuiu para a decisão da artista de colocar um interlúdio no meio do seu álbum. Esta escolha foi explicada por Aitana, partilhando que tinha como função criar uma divisão no seu álbum. Deste modo, as suas primeiras músicas fazem parte de um lado que denomina de “mais obscuro” e após o interlúdio, ouvimos o lado “mais claro”. Esta mudança não é só marcada por este interlúdio onde ouvimos uma mensagem direcionada às suas amigas, mas também pelo ritmo, letras e temas que ouvimos nas produções musicais. Assim, torna-se uma mudança bastante sentida e que contribui para uma dinâmica interessante no seu disco.

Nesta produção musical, a artista espanhola partilha com os seus ouvintes a sua habitual musicalidade, através da sua voz calma e melódica, acompanhada do seu instrumental característico, animado e ritmado.

 

Genius

A grande parte das músicas de CUARTO AZUL partilha reflexões sobre os seus relacionamentos amorosos. “6 de febrero”, “duele un montón despedirme de ti” feat. Jay Wheeler, “Segundo Intento” e “¿para qué volver?” feat. Ela Taubert são algumas das faixas deste álbum que abordam este tema.  Aitana revela as suas experiências amorosas nas suas letras, convidando, de forma leve, o ouvinte a descobrir mais sobre as suas experiências.

Além destas, existem ainda mais quatro músicas com este mesmo tema, mas no do lado “escuro” do álbum: “Desde que ya no hablamos”, “De 1 beso a 2 besos”, “Trankis” feat. Barry B e por último, “Cuando hables con él”. Todas estas composições apresentam um ritmo lento e nostálgico, apesar de refrões mais ritmados, explorando o fim de várias relações, erros cometidos e os sentimentos que surgiram nesses percurso.

Nesta primeira etapa, “o lado obscuro”, conhecemos ainda duas composições musicais, focadas na sua jornada pessoal e autodescoberta. CUARTO AZUL espelha a evolução da vida pessoal da cantora e de todo o seu percurso atual, traduzindo-se numa música lenta e calma. Por sua vez, “Música en el Cielo” fala-nos, com ternura e admiração, sobre o avô de Aitana e a tristeza da artista por não o ter conhecido. A faixa acompanha o sentimento mais calmo e melancólico, sem a presença de um ritmo muito marcado, ao contrário dos seus temas anteriores.

Após esta última obra musical, surge o interlúdio mencionado acima, “Luz de la manãna”, marcando assim o início da parte “clara”. Os temas que surgem mantêm-se os mesmos, mas a forma como são transmitidos e percecionados altera-se nitidamente. Esta é uma escolha bastante criativa e interessante, uma vez que acresce à dinâmica do álbum. As faixas que exploram o amor são: “En el centro de la cama”, “Sentimento Natural” feat. Myke Towers, “Conexion Psíquica” e “Ex ex ex” feat Kenia OS e, por último, “Hoy és tu compleanos” feat. Danny Ocean. Todas as composições, ao contrário dos sentimentos partilhados na primeira parte deste álbum, transmitem a ideia de aceitação, superação e felicidade, acompanhadas de um ritmo rápido, alegre e leve.

A música “LIA” destaca-se pelo seu foco distinto, sendo esta uma carta de amor às suas amizades femininas e um reconhecimento a todas as suas amigas mais próximas por todo o apoio de lhe dão. Por último, “Superestrella” e “Lá chica perfecta” são uma introspeção sobre as consequências que a fama lhe trouxe para a vida. Reflexões atuais e recorrentemente partilhadas por outras artistas mulheres, onde as espectativas são sempre as mais altas e os rumores e pressões são também constantes.

O quarto álbum da artista do êxito “Mon Amour” conta com a colaboração de outros cantores em cinco das suas faixas, promovendo uma maior dinâmica ao álbum. Todas estas obras musicais funcionaram muito bem, dando até, por vezes, mais destaque à voz suave de Aitana, comparativamente com as outras vozes mais intensas presentes nesta discografia.

CUARTO AZUL é um álbum repleto de partilhas vulneráveis sobre as mais recentes experiências da artista. Amor, amizades e autodescoberta são a base para este álbum de estúdio que representa o regresso emocional de Aitana a um lugar de segurança e felicidade. Apesar de manter um registo bastante semelhante em todas as suas faixas, é um disco perfeito para conhecer verdadeiramente a cantora, mas também ouvir quando procuramos um ritmo mais animado e latino.