A equipa masculina de andebol da AAUM despediu-se do Campeonato Universitário Europeu com uma vitória frente à Universidade de Colónia

Entre os dias 22 e 28 de julho a cidade da Covilhã foi o palco do Campeonato Europeu Universitário de Andebol. Num torneio marcado pela intensidade competitiva e pela diversidade europeia, a prestação da equipa masculina da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) teve altos e baixos, culminando num honroso quinto lugar.

A fase de grupos da competição arrancou com a demonstração de um andebol forte por parte da equipa minhota, numa partida em que defrontou a Universidade de Castilla-La Mancha. Os minhotos entraram com o pé direito e somaram a primeira vitória por 33-28, num jogo que evidenciou a eficácia ofensiva da equipa.

Contudo, o embalo não se manteve. No segundo jogo, frente à Universidade Pau et des Pays de l’Adour, a equipa portuguesa foi derrotada por 30-27. Ainda assim, a equipa da AAUM conseguiu qualificar-se para os quartos de final do campeonato.

Uma má entrada na partida contra a Universidade Stefan cel Mare fez com que a equipa tivesse de passar a mesma a “correr atrás do prejuízo”. Apesar das tentativas aguerridas, os minhotos não foram bem sucedidos e acabaram por ser derrotados por 40-35, resultado que afastou a equipa da disputa pelos lugares cimeiros.

Relegada à luta entre o 5.º e o 8.º lugar, a equipa da AAUM reencontrou o caminho das vitórias com um triunfo expressivo sobre a Universidade de Gümüşhane. Com um resultado final de 41-24, os minhotos mostraram superioridade técnica, dominando todas as fases do jogo.

O último desafio da competição colocou a formação portuguesa frente à Universidade de Colónia. Num duelo equilibrado, a equipa da AAUM garantiu o quinto lugar com uma vitória por 33-28, encerrando a participação com duas vitórias consecutivas e uma clara demonstração de resiliência.