Música, exposições e debates sobre Inteligência Artificial fazem parte da diversificada programação artística.

O gnration revelou uma intensa programação para os últimos quatro meses de 2025, com concertos de nomes como Letrux, Bonnie ‘Prince’ Billy e Linda Martini, exposições imersivas e debates sobre Inteligência Artificial e cultura digital. Entre música, arte e pensamento crítico, o centro artístico celebra diversidade, inovação e memória histórica.

A 13 de setembro as atividades do gnration iniciam com o duo post-punk “semivitae”. A banda apresenta o seu segundo disco, “Canções de Danação” (2025). Esta produção contou com a assistência do programa para a criação artística local do gnration, “Trabalho de Casa”.

A artista Kaitlyn Aurelia Smith também volta a Braga, a 3 de outubro, com um novo lançamento previsto. Este mais recente projeto da compositora, reconhecida pelo trabalho com sintetizadores modulares, “Gush”, será editado no final de agosto. “Passa-montanhas”, lançado no início deste ano, é o novo projeto de Linda Martini, que terá a oportunidade de o apresentar a 10 de outubro na blackbox do gnration.

Raphael Rogiński, reconhecido como um dos guitarristas mais inovadores da Europa, chega ao gnration a 18 de outubro para interpretar John Coltrane. O seu espetáculo tem como intuito explorar as músicas de Coltrane, apresentando uma nova perspetiva.

No outono, a 9 de novembro, retorna a Portugal Bonnie ‘Prince’ Billy, com o seu novo album “The Purple Bird” (2025). O norte-americano já conta com diversos temas, entre os quais, “I see a Darkness”, “Rubin and Cherise”, “Horses” e “Ohio River Boat Song”.

O trio de Amos Childs, Alex Rendall e Jasmine Butt apresenta-se no gnration a 15 de novembro. Jabo revela-se como um dos projetos mais promissores do Reino Unido, divulgando o seu terceiro disco, “A Soft and Gatherable Star” (2024). Esta apresentação conta ainda com a participação dos artistas Birthmark, Josh Horsley e Will Yates (memotone).

Letícia Novaes, conhecida internacionalmente como Letrux, celebra este ano, 20 anos desde que atuou com a sua banda pela primeira vez. De modo a celebrar esta data, a artista brasileira preparou a sua nova atuação “Letrux 20 anos Alternativa”, que chega a Braga a 22 de novembro.

Stephen O’Malley chega a 30 de novembro. Esta figura central do drone metal, reconhecido pelo trabalho pioneiro com Sunn o))), surge como parte do ciclo Novembre Numérique. Este festival internacional de culturas digitais é promovido com o apoio do Institut Français – Portugal.

O fecho do programa de música deste ano está a cargo de três nomes de grande relevo e peso no panorama da música nacional. O espetáculo “Sweet Violence” estreia a 12 de dezembro com a participação de Vítor Rua (GNR e Telectu), Tó Trips (Dead Combo) e Luís San Payo (Rádio Macau e Pop Dell’Arte).

A Noite Branca de Braga 2025 conta com um programa de dois concertos, organizado pelo gnration. Evols apresentam o seu próximo projeto “The Ephemeral”, a 5 de setembro. No dia seguinte, Alcrud3, o alter-ego do artista Sérgio Alves, revela o seu próximo disco “Guia Meditacional de um Meliante”.

Benedikt Terwiel, no âmbito do programa expositivo, divulga a sua exposição “Disfiguration Land”. Este projeto explora o impacto do ser humano no ambiente. Um dos elementos deste evento artístico é o filme “The Land before Last” (2024), com a realização do artista alemão e com música e voz de ANOHNI. A visita para esta instalação é gratuita, entre o dia 10 de outubro e 13 de dezembro.

A exposição “Los cuerpos que despedimos” da artista Laura San Segundo, surge no âmbito do programa Cinex da Braga 25 Capital Portuguesa da Cultura. Além disso, irá também decorrer uma conversa com a criadora do projeto e Eduardo Brito (curador do Cinex). Este momento será seguido de uma exploração da proposta artística, guiada pela artista criadora, Laura San Segundo.

A exposição do Pós-Laboratórios de Verão pode ser vista a 5 de setembro e conta com a presença das novas instalações dos artistas Catarina Braga, Dora Vieira, Mariana Sardon e Renato Cruz Santos. Todas estas exposições foram desenvolvidas no gnration, Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG) e Solar – Galeria de Arte Cinemática. Além disso, até 27 de setembro também é possível visitar GENESIS, a exposição de estreia do artista mexicano Mario de Vega em Portugal.

As expressões artísticas afrodescendentes e lusófonas são mais uma vez celebradas nesta mais recente edição de “Paraíso”, que acontece no Theatro Circo, no gnration e na Centésima Página, entre 18 e 20 de setembro. As demonstrações artísticas são várias, com destaque para concertos de Fidju Kitxora, que apresenta Racodja, e a Banda Monte Cara.

O OCUPA oferece novas visões relativamente à música eletrônica e a arte digital. Nesta que é a sua décima edição, apresenta diversas exibições. O espetáculo de Ana Deus (“Três Tristes Tigres”) com Marta Abreu, a apresentação de “Vultures in a Quantum Space”, com a presença de Rita Silva, Bruno Rodrigues Martins e Diogo Mendes e o projeto “Six Pairs of Consecutive Triangle Numbers”, do músico Zé Figueiredo. Contudo, as iniciativas não ficam por aqui, irá decorrer também a apresentação do novo disco da violinista Helena Silva, “Clube de Inverno” com Rui Maia e Mariana Vilanova e, além disso, a nova instalação da associação “Asteróide Fértil” e posto de escuta com obras dos estudantes do Mestrado em Media Arts da Universidade do Minho.

A contribuição para o mundo digital também marca presença, debatendo-se tópicos relativos aos pensamentos sobre Inteligência Artificial, arte e cultura. AI Cultural Sabotage regressa com contribuição de Hito Steyerl, Sarah Ciston e o Wesley Goatley. Funcionário e Afonso Laranjeira e o oitavo volume do Jogo Cruzado surgem em cooperação no ciclo Órbita. Resultam de uma parceria entre o Canal180, a Culturgest e o gnration, e podem ser ambas vistas, gratuitamente, nos canais online do gnration.

No mês de setembro, o gnration recebe em residência artística GRILO, com o objetivo de trabalhar na sua nova peça artística. O artista irá receber o público para o ensaio geral de ivu’kar, a 27 de setembro. Arte Total apresenta também o seu projeto a 8 de novembro, o ciclo Guelra. Esta performance é uma narrativa artística autobiográfica de Jo Castro, LABIA.

O gnration acolhe “O que fazemos com isto”, da Braga 25 Capital Portuguesa da Cultura, no dia 21 de novembro. A iniciativa reúne jovens ligados a Braga e países lusófonos com artistas, investigadores e ativistas para debater questões coloniais. Esta junção permitiu criar várias peças criativas entre as quais um livro de contos, ilustrações, uma vídeo-instalação e uma performance.

Os bilhetes para os espetáculos já estão à venda e podem ser adquiridos online em: https://gnration.bol.pt, balcão gnration e locais habituais.