Com Vasco Botelho da Costa ao leme, o Moreirense FC cifrou o melhor arranque da sua história no campeonato.
O dérbi vimaranense entre Moreirense FC e Vitória SC deu o pontapé de saída à terceira jornada da Liga Portugal Betclic. A jogar no conforto da sua massa associativa, os cónegos deram xeque-mate ao Rei em apenas dois minutos.
No tabuleiro de Moreira de Cónegos, os timoneiros aplicaram o velho ditado de “equipa que ganha, não mexe”. De parte a parte, não houve qualquer mexida nas peças iniciais.
Sem nada a perder, o Vitória SC entrou a sufocar o adversário. Dentro do primeiro minuto de jogo, na ressaca de um canto ofensivo, João Mendes disparou para uma intervenção segura de Caio Secco. No instante a seguir, Maracás roubou o papel de protagonista a Nélson Oliveira, tirando, em cima da linha de golo, um cabeceamento do avançado contrário.
Após um início frenético, o ritmo do encontro desceu exponencialmente. Apesar de um ligeiro ascendente forasteiro, o conjunto da Cidade Berço foi incapaz de chegar com perigo ao último terço. Já os da casa revelavam dificuldades na primeira fase de construção.
Ainda antes do intervalo, o Moreirense FC chegou-se à frente, através de um remate fraco de Stjepanovic. Sem dificuldades, o guardião Charles resolveu o lance.
À imagem do que acontecera na etapa inicial, a segunda parte principiou a todo o vapor. Desta vez, o domínio pertenceu aos cónegos, que fizeram dois golos de rajada. Com a pontaria em dia, Schettine levou, por duas vezes, os adeptos axadrezados às nuvens.
Aos 47 minutos, o criativo Alanzinho beneficiou de um corte defeituoso para entregar ao dianteiro brasileiro que, na cara do golo, não tremeu. Dois minutos depois, Kiko Bondoso galgou pelo lado esquerdo e endereçou a bola, de régua e esquadro, para o segundo poste. Com a baliza à sua mercê, Schettine penteou para o 2-0.
Os pupilos de Luís Pinto acusaram, e de que maneira, os tentos encaixados. Com o estado anímico na reserva, estiveram, à passagem do minuto 56, de consentir o hattrick a Schettine. Para alívio vitoriano, Rodrigo Abascal ofereceu o corpo às balas.
A reação forasteira surgiu somente aos 64 minutos pelos pés de Tiago Silva. Na sequência de um livre frontal, o centrocampista obrigou Caio Secco a aplicar-se para evitar o golo.
Até ao final, a turma axadrezada limitou-se a conservar a vantagem. Em desinspiração total, os vimaranenses não tiveram forças para importunar o poderio caseiro.
Depois deste triunfo, o Moreirense FC lidera, a par de Sporting CP e FC Porto, a classificação com nove pontos amealhados. Mais abaixo, no nono posto, posiciona-se o Vitória SC, com três pontos. Na próxima ronda, os cónegos deslocam-se, no dia 29 às 20h15, ao terreno do Gil Vicente FC. Um dia depois, a partir das 18h, a formação da Cidade Berço recebe o FC Arouca.


