Os minhotos estrearam-se no campeonato com chave de ouro ao vencer o CD Santa Clara.
No passado domingo, 10 de agosto, o FC Famalicão recebeu o CD Santa Clara para disputar a 1.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Sem dar margem de reação ao adversário, os famalicenses impuseram-se de forma clara e venceram os açorianos por 3-0.
Aos cinco minutos de jogo, Rodrigo Pinheiro abriu as hostilidades com um lance digno de destaque. O lateral direito avançou pelo corredor central, ultrapassou três adversários e, com o pé menos dominante, rematou para o canto direito da baliza de Gabriel Batista, inaugurando o marcador a favor da turma de Hugo Oliveira.
A equipa minhota, determinada a afirmar-se perante a formação açoriana, manteve a intensidade ofensiva. Aos 19 minutos, Mathias de Amorim explorou um espaço nas costas da defesa adversária, avançou rapidamente e cruzou com precisão para Gustavo Sá. O jovem médio não falhou e ampliou a vantagem para 2-0. O Santa Clara tentou reagir, mas a forte pressão dos famalicenses dificultou a saída de bola e impediu os insulares de criar ocasiões claras de golo.
Na segunda parte, Vasco Matos procurou dar um novo fôlego à equipa com as entradas de Pedro Ferreira e MT, mas o controlo do jogo manteve-se firme do lado dos anfitriões. Aos 54’, foi a vez de Gil Dias fechar as contas. Após um lançamento lateral, conquistou o esférico e marcou o terceiro tento da formação famalicense, com a bola ainda a tocar no guarda-redes e no poste antes de entrar na baliza.
Com a vantagem confortável, o FC Famalicão controlou os ritmos e deixou o relógio correr, enquanto os açorianos ainda procuravam o golo de honra. Gabriel Silva atirou ao lado e, aos 70 minutos, os açorianos reclamaram de grande penalidade por alegada falta de Justin de Haas, mas Luís Godinho mandou seguir. Nos derradeiros instantes, Yassir Zabiri ameaçou o quarto, mas foi travado por Pedro Ferreira.
Com esta vitória, o FC Famalicão ocupa, provisoriamente, o segundo lugar da tabela classificativa, com três pontos. Os minhotos preparam-se, agora, para a 2.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante do CD Tondela, marcada para o próximo sábado, 16 de agosto, às 15h30. A partida será disputada no reduto do Casa Pia, em Rio Maior, devido ao mau estado do relvado do Estádio João Cardoso, em Tondela.


