Com portas que revelam velhos e novos desejos da cidade, a instalação incita cada cidadão a explorar, criar e refletir sobre o futuro de Braga.
O Nova Arcada recebe, até 16 de setembro, a Wishwall – Mural dos Desejos, uma instalação lúdica e interativa que percorre há anos a cidade de Braga, tendo-se tornado familiar à comunidade. A exposição concebida pelo coletivo Moradavaga integra o programa de mediação da Braga 25. Originalmente inspirada na Caixa dos Desejos criada para a Noite Branca de 2023, convida à participação ativa de públicos de todas as idades, promovendo o envolvimento social.
Composta por uma parede de portas que se abrem simbolicamente para acolher velhos e novos sonhos deixados para a cidade de Braga, a instalação desafia os cidadãos a explorar a sua criatividade ao mesmo tempo que observam o que antes foi partilhado. Desta forma, a Wishwall vai para além da exposição artística e constitui um espaço de reflexão, encontro e partilha que transcende os limites das idades e aproxima a comunidade.
Cláudia Cibrão, a responsável pelo programa de Mediação da Braga 25, salienta que o tamanho e a localização estratégica da instalação fazem com que o público a encontre de forma natural, promovendo uma interação contínua e espontânea com a obra que a mantém atual e relevante ao longo do mês.
A instalação permite ao público interagir de forma autónoma, lendo desejos deixados na Noite Branca de 2023, descobrindo projetos da Braga 25 integrados na estrutura e escrevendo novas mensagens ao rodar os elementos. Desta forma, cada visita à Wishwall transforma-se numa experiência pessoal e, simultaneamente, coletiva, envolvendo os cidadãos de forma mais dinâmica na imaginação do futuro da cidade.


