O mais recente filme de Vanessa Kirby, um original da Netflix, estreou no dia 15 de agosto e promete um thriller intenso. Garante levar o espectador numa jornada de perigo e intensidade onde desistir não é opção.

IMDb

Encontrar 25 mil euros numa só noite. Esta é a intrigante premissa de A noite sempre chega, um suspense que nos mantém envolvidos do início ao fim. Vanessa Kirby é a grande estrela deste filme, acompanhada por Zack Gottsagen, Jennifer Jason Leigh e Stephan James. Realizado por Benjamin Caron, a longa-metragem transporta-nos para a vida de Lynette, uma jovem que está disposta a tudo para manter a casa que une a sua família; a mãe e o irmão.

A noite sempre chega decorre num ambiente rodeado de grandes pressões económicas e conflitos violentos. O enredo é marcado pela crescente taxa de pobreza que é vivida não só na realidade da protagonista, mas em todo o país. Lynette cresce com este contexto sempre presente na sua vida e atualmente depara-se com a urgente necessidade de comprar a sua casa ou em alternativa, tornar-se sem-abrigo. Apesar da companhia da sua família, nem todos os elementos são particularmente cooperativos, como é o caso da sua mãe, Doreen. Ao longo do filme, fica claro o grande instinto de proteção e amor que a protagonista dirige ao seu irmão, Kenny, e a conturbada relação que mantém com Doreen.

IMDb

Como consequência da urgente necessidade que surge de assegurar os 25 mil euros, Lynette recorre às possibilidades mais perigosas, sendo obrigada diversas vezes a enfrentar velhos hábitos de uma vida que procurava deixar no passado. Vanessa Kirby apresenta-nos uma Lynette no seu ponto de rutura, disposta a fazer tudo o que for necessário para garantir uma casa para a sua família. Entre acordos duvidosos e encontros intensos, Lynette navega por Portland à procura de qualquer oportunidade de conseguir esse dinheiro. A partir de uma personagem complexa e imperfeita, somos capazes de sentir empatia por ela e compreender como as suas ações são moldadas pela vida que tem e teve.

A obra cinematográfica decorre praticamente, na sua totalidade, durante uma única noite. Esta escolha contribui para um maior ritmo de toda a ação, criando um sentimento de crescente nervosismo e expectativa. Neste original da Netflix, o espectador pode contar com uma protagonista cativante e uma história que nos prende ao ecrã. Contudo, os diálogos não são necessariamente cativantes e toda a narrativa do filme não nos entrega nada particularmente inovador.

IMDb

No geral, A noite sempre chega, apesar dos seus diálogos simples e conceito convencional, é, acima de tudo, um filme bem conseguido, com excelentes atores, possuindo, ainda, a capacidade de garantir uma grande envolvência para com os seus espectadores. Talvez A noite sempre chega não reinvente o seu género, mas lembra-nos que quando quem amamos está em perigo, nenhum segundo pode ser desperdiçado e desistir não é opção, especialmente para Lynette.