Arraial Azeiteiro 2025 regressa ao Campo de Gualtar nos dias 22 e 23 de setembro. Organizado pela Azeituna, o evento prepara-se para receber os estudantes da Universidade do Minho com momentos de diversão únicos.

A 14ª edição do Arraial Azeiteiro chega com atividades diferenciadas para a comunidade estudantil. Este ano, a Azeituna aposta não só nas atuações musicais e nos já icónicos Jogos Azeilímpicos, mas também na grande inovação desta edição: os jantares de curso diretamente no recinto. Com mesas distribuídas por cada curso, o grupo cultural procura criar um ambiente mais dinâmico e incentivar a participação nas horas de menor afluência do evento.

Com uma longa tradição, os Jogos Azeilímpicos mantêm-se como um dos pontos altos do evento. Apesar de serem revelados apenas no próprio dia, seguem a linha de jogos populares e tradicionais, capazes de criar um ambiente divertido para os estudantes.

O cartaz mantém a tradição, mas acrescenta diversidade. Estão confirmadas atuações da anfitriã Azeituna, bem como sets de Luís Marinho e Quim das Remisturas. Entre os nomes confirmados estão artistas já bem conhecidos dos estudantes, como a banda Kalhambeke, e novidades, como a banda tributo a Bob Marley, “Quem é o Bob?”. Em conversa com o ComUM, o coordenador do evento sublinhou que as escolhas foram feitas para refletir o ambiente do recinto e o espírito próprio de um arraial académico.

O Arraial Azeiteiro mantém a sua vertente solidária, em parceria com a Cruz Vermelha de Braga, convidando os estudantes a contribuírem com alimentos para apoiar famílias carenciadas. Por outro lado, apesar de ser um evento mais direcionado para os estudantes da Universidade do Minho, devido à sua localização, a organização reforça que o arraial continua aberto a público externo e procura sempre estar em colaboração com outras universidades.

Nos últimos anos, o evento tem reunido cerca de seis mil estudantes por edição. Este ano, mantendo a novidade do ano passado de ser um evento de dois dias, a organização espera voltar a esgotar o recinto em 2025, embora reconheça a dificuldade, considerando a proximidade com a Receção ao Caloiro.

O evento é gratuito para os novos estudantes, e todas as informações podem ser encontradas nas redes sociais da Azeituna.