A 77ª edição dos Prémios Emmy ocorreu em Los Angeles, este domingo, 14 de setembro, e teve, como destaques da noite, as séries Adolescência, The Pitt, e The Studio.

AP Photo

Como previsto, Adolescência dominou a premiação ao conquistar seis estatuetas nas categorias de minissérie, ganhando todas as que havia sido indicada. Perdeu apenas duas das oito indicações totais, em categorias que haviam mais de um indicado para o prémio.

Owen Cooper fez história tornando-se o vencedor mais jovem de todas as categorias masculinas ao conquistar o prémio de Melhor Ator Secundário de Minissérie aos seus 15 anos. A série arrecadou também os Emmys de Melhor Minissérie, Melhor Realização, Melhor Argumento, Melhor Ator para Stephen Graham, e Melhor Atriz Secundária para Erin Doherty, da mesma categoria. A categoria de Atriz em Minissérie foi a única do género na qual Adolescência não foi indicada, Cristin Milioti em The Penguin sendo a vencedora da estatueta.

AP Photo

Entre os outros grandes vencedores da noite, a série, The Studio, dominou as categorias de comédia, ganhando Melhor Série de Comédia, Melhor Realização, Melhor Argumento e Melhor Ator em Série de Comédia, sendo estes os três primeiros Emmys de Seth Rogen. A série bateu o recorde de maior número de vitórias de uma comédia numa noite, com 13 prémios conquistados, e tornou-se a série de comédia mais premiada numa única temporada.

Apesar da dominância de The Studio, a série Hacks foi premiada nas categorias de Melhores Atriz e Atriz Secundária numa série de comédia pelas atrizes Jean Smart e Hannah Einbinder, respetivamente. A série Somebody Somewhere não saiu de mãos vazias, Jeff Hiller vitorioso como Ator Secundário em série de comédia.

AP Photo

O drama médico The Pitt foi o destaque das categorias de drama, nomeada a Melhor Série Dramática e conquistando estatuetas para o seu elenco, Noah Wyle em Melhor Ator, e Katherine LaNasa em Melhor Atriz Secundária. O Melhor Argumento Dramático foi arrecadado pela série Andor, da Disney+.

Tramell Tillman marcou a noite e a história da premiação como o primeiro homem negro a ganhar o prémio de Melhor Ator Secundário em Série Dramática pelo seu papel na série Severance. A protagonista Britt Lower também venceu a categoria de Melhor Atriz na mesma categoria. 

AP Photo

Na categoria de variedades, Last Week Tonight with John Oliver foi nomeada como Melhor Série de Variedade e Melhor Guião em Série de Variedades, enquanto o Melhor Especial de Variedades foi para Saturday Night Live 50th Anniversary Special. The Late Show With Stephen Colbert conquistou o Emmy de Melhor Talk Show, que foi cancelado no início do ano. Por fim, a série The Traitors foi nomeada como o Melhor Reality Show de Competição.