Num jogo onde as vitorianas seguraram a vantagem no marcador durante quase toda a partida, regressam à cidade berço a somar apenas um ponto.

Após uma estreia infeliz na Liga BPI, a equipa feminina do Vitória SC deslocou-se no passado sábado, 27 de setembro, ao Complexo Municipal de Atletismo de Setúbal, para defrontar o Racing Power FC, num jogo a contar para a terceira jornada do campeonato. A equipa minhota controlou o resultado durante quase todo o jogo, mas sofreu o empate nos últimos minutos do tempo regulamentar.

O relógio marcava apenas dois minutos quando surgiu a primeira oportunidade de golo para equipa da casa. Pamela Gonzales rematou forte ao poste direito da baliza vitoriana. A turma de Ivo Roque não tardou em dar resposta, e, aos oito minutos, Sara Brasil fez um remate rasteiro, que acabou por ser controlado por Michaely Bihina.

Aos 20’, na sequência de um pontapé de canto, surgiu o lance para penalidade a favor das Conquistadoras, com Dária Kaminska a ser agarrada na grande área por Pamela Gonzales. Após revisão pelo VAR, Vera Esteves acabou mesmo por validar a decisão, e foi a capitã, Betinha, quem converteu a oportunidade para o emblema preto e branco. Guarda-redes para um lado, bola para o outro, e, assim, foi inaugurado o marcador aos 24 minutos de jogo.

Após o golo sofrido, a equipa do Racing Power procurou aproximar-se da baliza adversária, e no final da primeira parte, conseguiu criar perigo na área da guardiã vitoriana. Aos 43 minutos, Pamela Gonzales aproveitou um espaço na zona frontal para fazer o remate, mas Tiffany Sornpao mostrou-se atenta, negando o golo à equipa da casa. Numa primeira parte equilibrada, as vimaranenses foram para o balneário em vantagem no marcador.

A segunda metade do encontro, abriu com as setubalenses a abanarem a muralha vitoriana. Aos 48’, o remate rasteiro de Shelby High foi negado por Carolina Pocinho bem perto da linha de golo, evitando, assim, o empate.

O conjunto anfitrião entrou melhor nos segundos 45 minutos do jogo, mas as visitantes não baixaram os braços, e, aos 72 minutos, Mia Foster acertou em cheio no travessão. Três minutos depois, um livre direto perigosíssimo de Mafalda Mariano encontrou, novamente, o ferro. Foi uma segunda parte recheada de oportunidades para ambos os lados.

Numa altura em que as Conquistadoras pareciam estar perto de levar os três pontos para o Minho, foram surpreendidas, ao minuto 82, com um remate de Patrícia Barreiros ao poste, e, na recarga, Aitana Montoya consumou o empate para o Racing Power FC. Este golo acabou mesmo por ditar o resultado final da partida.

Consequência deste empate, a equipa do Vitória SC continua a ocupar o décimo lugar da tabela classificativa, acumulando apenas um ponto. No calendário das minhotas, segue-se um confronto com a equipa do Sporting CP, marcado para dia 4 de outubro, às 14h45, no estádio Aurélio Pereira, em Alcochete.