A iniciativa de combate à infeção hospitalar está entre os finalistas da primeira edição dos Prémios dos Fundos Europeus.
O projeto “Controlo Inteligente da Infeção Hospitalar”, do Hospital da Senhora da Oliveira, em Guimarães, está entre os mais inovadores e inteligentes do país. A iniciativa integra o grupo de finalistas dos Prémios dos Fundos Europeus 2025, na categoria “Portugal + Inteligente”, recebendo reconhecimento pelo uso de tecnologias avançadas para combater um dos maiores desafios da saúde pública.
O projeto do hospital vimaranense concorre contra outras quatro iniciativas na sua categoria. Os adversários são promovidos pelo Município de Leiria, pela TOMIX – Indústria de Equipamentos Agrícolas e Industriais, pelo Instituto Português de Oncologia de Lisboa – Francisco Gentil e, finalmente, pela WISEWARE.
“Controlo Inteligente da Infeção Hospitalar” conta com o apoio do Centro Algoritmi da Universidade do Minho e o financiamento do Compete 2020, surgindo como “resposta à necessidade urgente de reduzir as infeções hospitalares – uma das principais causas de mortes evitáveis em ambientes clínicos”. A iniciativa desenvolve “ferramentas inovadoras para previsão e monitorização em tempo real” graças à aplicação de técnicas de Inteligência Artificial e Ciência de Dados.
Distribuídos por cinco categorias, todos os 25 projetos finalistas da primeira edição dos Prémios dos Fundos Europeus já foram anunciados. A sessão pública de apresentação destes projetos terá lugar no Convento de São Francisco, em Coimbra, no dia 18 de outubro.


