De 18 a 20 de setembro, Braga recebe o programa artístico "Paraíso", com a participação de Adilson, uma ópera de Dino D’ Santiago, a Banda Monte Cara e o projeto Fidju Kitxora.

“Paraíso” é uma iniciativa cultural focada nos artistas afrodescendentes da lusofonia. Este ano, todo o seu programa celebra os 50 anos das independências dos PALOP. Além disso, o projeto também se inclui nas celebrações dos 50 anos do 25 de abril.

A abertura do programa ocorre dia 18 deste mês, com uma noite de cinema, às 21h30. O filme apresentado é o “Independência” do realizador angolano Fradique, focado na luta pela libertação de Angola. Esta longa-metragem poderá ser vista no gnration, de forma gratuita.

No dia seguinte, 19 de setembro, irá decorrer um momento de conversa às 18h intitulado “E depois da independência? Das lutas da libertação às lutas de hoje”. Irá decorrer na Livraria Centésima Página, com a presença dos convidados Sheila Khan, Tiago Vieira da Silva e Marta Machado, acompanhados pela moderação de Marisa Rodrigues. Mais tarde nesse mesmo dia, às 21h30, o Theatro Circo recebe a ópera “Adilson”, dirigida pelo artista Dino D’Santiago, com libreto de Rui Catalão. Esta criação artística segue a jornada de um homem afrodescendente, explorando a sua dificuldade em ser reconhecido pelo país onde sempre viveu.

Dia 20 de setembro, às 10h30, irá acontecer uma visita guiada gratuita pela cidade, desenhada especialmente para percorrer espaços com memória e imagética colonial em Braga. Esta atividade será guiada pelo investigador Chisoka Simões, com o artista plástico Ruben Zacarias. Nesse dia irá também decorrer mais um encontro no gnration, de modo a promover uma conversa com o tema “Memórias anoitecidas (Quantos mundos há numa biblioteca, para parir o sol?)”. Esta atividade conta com a participação de Ruben Zacarias e moderação de Rosa Cabecinhas.

A programação termina com duas atividades musicais. Às 21h30, o gnration recebe a Banda Monte Cara, uma estreia na cidade. A banda cabo-verdiana irá honrar artistas como Dionísio Mario, Paulino Vieira, Manuel de Novas, Tito Paris e Pedro Rodrigues. Nessa mesma noite, às 23h00, Fidju Kitxora preenche o gnration com a sua música cabo-verdiana. Toda a programação mais detalhada pode ser consultada em www.theatrocirco.com e www.gnration.pt.