Tress do Mar Esmeralda é a mais recente criação de Brandon Sanderson, no qual o mesmo revelou ter tido como inspiração o intemporal filme The Princess Bride. O livro transmite uma sensação de aconchego, que combinando humor, fantasia e aventura numa narrativa envolvente e acessível.
Tress é uma rapariga que vive confinada a uma pequena ilha de rochas, da qual nenhum habitante está a autorizado a sair. Mas o que seria o pesadelo de muitos, para Tress era um sonho. Talvez não tanto, mas para aquela jovem era a realidade que sempre conhecera, e a verdade era que nunca ansiara por viver alguma grande aventura. Além disso, tinha a companhia do seu amigo Charlie, pelo qual acaba por desenvolver sentimentos mais profundos. Mas quando este é raptado pela temida Feiticeira do Mar da Meia-Noite, Tress vê-se perante a escolha entre ir salvá-lo ou de permanecer no mesmo sítio sem incomodar alguém com os seus problemas e preocupações.
Porém, o seu coração fala mais alto, e a jovem parte numa viagem pelo Mar de Esmeralda, acabando por se tornar parte da tripulação de um navio pirata. Aí a protagonista é obrigada a enfrentar diversos obstáculos, a desafiar gente poderosa e a desarmar as almas mais desconfiadas, mas bondosas, de pessoas que se irão mostrar valiosos aliados.
Tress do Mar Esmeralda é um livro de fantasia bem construído, no qual o autor oferece um mundo mágico simples, mas bastante firme. Brandon Sanderson não oferece a simples explicação de as coisas serem como são apenas por serem fruto de magia, mas através da narração da história, consegue explicar como os elementos fantásticos funcionam, quase como se explicasse como funciona a eletricidade.
A narração é outro elemento bem concebido, na qual o narrador é participante, sendo realizada por uma personagem secundária cheia de personalidade. Esta escolha tornou a leitura mais dinâmica e divertida, oferecendo ao leitor um ponto de vista singular em relação à trama.
Outra personagem com uma grande personalidade é a protagonista, que apesar de a mesma se considerar banal e de odiar chamar a atenção, acaba por demonstrar muito mais coragem e inteligência do que aquilo que considerava ser possível. Tress demonstra da mesma forma uma grande sabedoria e cautela para uma rapariga de dezoito anos, o que contraria muitos dos protagonistas de livros de young adult, que têm o hábito de serem impulsivos e tomarem decisões sem pensarem nas consequências.
No conjunto, Tress do Mar Esmeralda mostra-se uma obra encantadora, que equilibra leveza e profundidade, humor e emoção. Brandon Sanderson conseguiu criar uma narrativa acessível e calorosa, mas ao mesmo tempo rica em detalhes e ensinamentos, tornando a jornada de Tress não apenas numa aventura fantástica, mas também numa reflexão sobre coragem, amor e autodescoberta.
“Mas uma péssima ideia executada de modo brilhante pode ser melhor do que uma ideia brilhante com péssima execução.”
“E muito embora possamos escolher as nossas ações, raramente escolhemos as nossas consequências.”
Título Original: Tress of the Emerald Sea
Autor: Brandon Sanderson
Editora: Kathartika
Género: fantasia, jovem adulto
Data de lançamento: junho de 2025



