Derrota bracarense em território espanhol dificulta a classificação para a próxima fase

O duelo entre o Club Desportivo Bidasoa e o ABC Braga ocorreu dia 30 de agosto, pelas 18h30 (17h30 no horário português). A partida, realizada no Pabellón Polideportivo Artaleku em Irún, Espanha, contou para a primeira mão da Ronda de Qualificação da Liga Europeia.

O apito inicial traduziu uma maior confiança da equipa caseira, que se destacou pela eficácia defensiva e assinalou nos primeiros minutos um parcial de 5-1. Tal desvantagem no marcador permitiu à equipa espanhola um maior conforto no jogo, enquanto os minhotos corriam atrás do resultado. O esforço academista para reduzir a diferença de golos não teve o resultado pretendido e as equipas foram para o intervalo com o marcador a 16-11.

Já na segunda parte do confronto, a formação de Irún entrou em campo motivada para não deixar os adversários sonhar com a vitória. Com este pensamento, os caseiros chegaram aos sete golos de vantagem (21-14). Contudo, os pupilos de Filipe Magalhães reagiram rapidamente e conseguiram reduzir a diferença de golos para quatro (22-18).

Nos últimos 20 minutos do duelo, o cansaço da turma minhota já era evidente. A equipa da casa, por sua vez, controlou a partida desde os primeiros minutos em campo, o que alimentou a motivação dos atletas e permitiu-lhes jogar, com tranquilidade, nos momentos cruciais. Assim, nos últimos instantes do encontro, os comandados de Javier Rodriguez aumentaram expressivamente a vantagem no placar que, após o apito final, indicava 35-26.

O resultado final exalta os nove golos de diferença que os academistas têm que reverter para alcançar a Fase de Grupos desta competição europeia. As equipas voltam a defrontar-se no encontro decisivo, que está marcado para as 17h00 do próximo sábado, dia 6 de setembro, no Pavilhão Sá Leite, Braga.