No total são mais de 700 mobilidades para cerca de 70 países num valor superior a dois milhões de euros.
A Universidade do Minho é, mais uma vez, a maior financiadora portuguesa do Programa Erasmus+ para mobilidade de estudantes e staff de e para países externos à Europa. O programa está inscrito no âmbito da Ação KA171.
Desta forma, o Serviço de Apoio à Internacionalização (USAI) da UMinho coordena três projetos: UMoveME, JAMIES e PEERS. O apoio supera um milhão de euros e envolve 265 mobilidades, contando com mais de 100 instituições parceiras em cerca de 40 países.
Em 2025, estes projetos altamente competitivos alcançaram a melhor avaliação de sempre. Foram cerca de 92 pontos em 100 no UMoveME e PEERS e 91 pontos no JAMIES, reforçando a qualidade e o reconhecimento internacional dos mesmos.
Há ainda mais dois projetos no contexto europeu, no domínio da Ação KA131, que contam com a coordenação da USAI e um financiamento acima de 1.1 milhões de euros este ano. O objetivo é apoiar mais de 450 mobilidades de alunos e staff. A UMinho é, também, parceira dos projetos MIND ICM, Work4All e MIND PhD, abrangendo regiões estratégicas e diferentes níveis de ensino.
Ao apostar fortemente na mobilidade, a UMinho consolida a sua presença a nível global. Além disso, promove colaborações sustentáveis e de longo prazo com diversas instituições internacionais.


