A iniciativa promove um mês dedicado à formação e à aproximação entre público e arte.
O mês de outubro chega ao Circuito – Serviço Educativo Braga Media Arts com um programa diversificado que envolve públicos de todas as idades. As atividades incluem oficinas, formações para professores, visitas orientadas e atividades pensadas para os mais novos em diversas áreas.
A primeira ação aconteceu no dia 4 de outubro, no Theatro Circo, com o arranque do projeto Re[EDU]: Opera – Oficina de Escrita. Esta foi a primeira de quatro sessões dedicadas à criação de uma pequena ópera comunitária. Dirigida a maiores de 16 anos, a oficina incentivou os participantes a explorar ideias e memórias em torno da acessibilidade cultural.
A próxima atividade está programada para dia 11. O BMA Lab regressa com “VFX: A Arte de Revelar o Invisível”, coordenada por Marcelo Ferreira (Nu Boyana Portugal). Esta sessão está integrada no programa Cinex, do projeto Braga 25: Capital Portuguesa da Cultura, e propõe uma viagem ao universo dos efeitos visuais (VFX) enquanto ferramentas narrativas delicadas e poderosas.
O gnration será, na manhã de 18 de outubro, casa de mais uma edição do CoderDojo, o espaço dedicado aos jovens entre os 7 e os 17 anos que pretendem entrar no mundo da programação e da resolução de problemas informáticos. No mesmo dia, os professores terão uma oportunidade de formação especializada com André Rangel, na sessão “Ordenar a Desordem – Computação e Aleatoriedade nas Artes Visuais”. A formação explora técnicas de composição visual baseadas na aleatoriedade e apresenta o trabalho de artistas que usam a computação como meio criativo.
O programa de outubro encerra no dia 25 de outubro com um conjunto de visitas orientadas às exposições do gnration, dedicadas aos artistas Benedikt Terwiel e Laura San Segundo. Haverá sessões às 14h30, 15h30, 16h30 e 17h30. A entrada é gratuita e as duas primeiras sessões serão acompanhadas de interpretação em Língua Gestual Portuguesa, reforçando o compromisso do Circuito com a acessibilidade e a inclusão cultural.
Durante todo o mês, o Circuito Braga Media Arts continua a afirmar-se como um espaço de encontro entre arte, tecnologia, cultura e comunidade. Mais informações estão disponíveis em www.bragamediaarts.com/pt/circuito.


