No duelo minhoto, os fafenses mostraram garra e ambição frente aos cónegos.
A AD Fafe recebeu no passado domingo, dia 19 de outubro, o Moreirense FC, para disputar a terceira eliminatória da Taça de Portugal. Os axadrezados eram favoritos, mas ficaram aquém das expectativas, permitindo que o conjunto fafense garantisse o triunfo e a consequente passagem à quarta eliminatória da prova rainha.
A primeira metade do encontro ficou marcada pela baixa intensidade de jogo, com o primeiro lance de maior perigo a surgir apenas ao minuto 20. Na sequência de uma falta, Diogo Castro converteu o livre, João Oliveira tentou cabecear e Théo Fonseca esteve perto da recarga, mas não conseguiu desviar para golo.
Aos 33′, a formação comandada por Vasco Botelho da Costa surgiu pela primeira vez a ameaçar os fafenses, com Benny desmarcado na zona frontal a disparar por cima da baliza dos justiceiros. Sete minutos depois, Carlos Daniel fez tremer a defensiva visitante, com um remate forte à malha lateral.
Apesar do domínio da posse de bola por parte dos cónegos, os fafenses destacaram-se positivamente pela organização defensiva, levando o marcador ainda a zeros para o tempo de descanso.
A segunda parte iniciou com um ritmo semelhante ao da primeira. O Moreirense FC conseguiu chegar algumas vezes com facilidade à área dos visitados, mas a AD Fafe respondeu bem nas transições.
O lance que animou a partida surgiu ao minuto 67, na sequência de um livre perigoso a favorecer a formação de Mário Ferreira. O esférico ainda sofreu um ligeiro desvio do número 44 dos axadrezados, mas o golo acabou mesmo por ser atribuído a João Batista, que com um tiro sem dó nem piedade, colocou os justiceiros em vantagem no marcador, por uma bola a zero.
Nos minutos seguintes os cónegos procuraram reagir, mas o conjunto fafense manteve a solidez defensiva, ao fechar bem os espaços e ao não permitir a construção de grandes jogadas por parte da equipa visitante. Já em tempo de compensação, Rodri ainda tentou levar o jogo para prolongamento, com um remate potente, mas a bola saiu ao lado.
Com esta vitória pela margem mínima, a AD Fafe deixa os axadrezados pelo caminho e carimba a passagem à quarta eliminatória da Taça de Portugal, onde vai medir forças com o FC Arouca, dia 23 de novembro pelas 15:00. No próximo sábado, os justiceiros recebem o Vitória SC B, num duelo a contar para a oitava jornada da Liga 3. Os cónegos regressam a casa na segunda-feira, para defrontarem o FC Porto, pelas 20h15, num confronto referente à nona jornada da Liga Portugal Betclic.
Conheça, aqui, os elementos em destaque deste duelo.


