O projeto volta a passar pelo Theatro Circo (Braga), Teatro Viriato (Viseu) e a Culturgest (Lisboa).

Entre outubro de 2025 e abril de 2026, três grupos de jovens com idades entre os 15 e os 18 anos vão embarcar numa experiência de cocriação na área da música, num ambiente participativo fora do ambiente escolar.

Com orientação sonora e poética de Xullaji, vão se realizar encontros semanais de escrita e reflexão, intercalados por momentos intensivos de cocriação, assim como debatendo ideias, pesquisando referências e transformando visões em textos de cariz intervencionista. Tal como na edição anterior, a mediação está a cargo de um músico local. Em Braga, Tiago Sampaio será o responsável.

Esta iniciativa tem como foco o domínio da técnica de converter poemas em canções, utilizando a palavra como ferramenta de mudança social e autoconhecimento. As sessões proporcionam uma nova perspetiva em relação ao meio de dar vida musical aos versos, seja através da voz, de instrumentos acústicos ou de música eletrónica, o rap, spoken word e até o desenho de som.

Na etapa final deste projeto, todas as rotas convergem para Lisboa, onde cada grupo apresentará o resultado dos trabalhos desenvolvidos. Os interessados em realizar o projeto em Braga deverão enviar e-mail para participacao@theatrocirco.com.