Portugal despede-se do Mundial depois da derrota frente à Espanha.
Esta segunda-feira, 6 de julho, pelas 20h00, realizou-se o duelo ibérico nos oitavos de final do Mundial 2026, entre Portugal e Espanha. Num confronto de grandes emoções, a Seleção das Quinas saiu derrotada frente à formação espanhola, já no período de compensação da segunda parte.
A primeira metade foi bastante dividida entre os dois conjuntos. Com ocasiões para ambos os lados, o lance mais perigoso surgiu aos 41’, quando Nuno Mendes rematou de fora da área, mas a bola desviou em Pedro Porro e acabou por bater na barra da baliza defendida por Unai Simón.
Embora os espanhóis tenham tido mais posse de bola e se tenham instalado com maior frequência no meio-campo adversário, os heróis do mar responderam sempre à altura.
Numa primeira parte marcada pelos duelos entre João Félix e Pedro Porro, assim como entre Nuno Mendes e Lamine Yamal, destacou-se também a exibição de Diogo Costa, que protagonizou intervenções decisivas para evitar que a seleção espanhola chegasse à vantagem antes do intervalo.
Com os primeiros 45 minutos concluídos e com equilíbrio entre as duas seleções, as formações recolheram aos balneários empatadas a zero. A segunda parte trouxe más notícias para a equipa portuguesa, com Nuno Mendes a sair lesionado aos 55’.
A Espanha voltou a crescer no encontro, mas sem criar ocasiões flagrantes. Após tentativas de Pedri e Yamal, Portugal respondeu através de Bruno Fernandes, que rematou ao lado da baliza adversária.
Quando o prolongamento parecia inevitável e o desgaste era notório, os navegadores resistiram à pressão espanhola graças a Diogo Costa e à solidez da linha defensiva, que foi afastando as sucessivas investidas adversárias.
Contudo, o balde de água fria chegou aos 91 minutos. Na sequência de um livre cobrado rapidamente pelos espanhóis, a bola entrou em Ferran Torres, que assistiu Mikel Merino. No frente a frente com o guardião português, o médio espanhol não desperdiçou e colocou os nuestros hermanos na frente do marcador (0-1).
Os heróis do mar ainda tentaram contornar a desvantagem nos minutos que restavam para o apito final. Bernardo Silva protagonizou uma das melhores oportunidades da equipa lusa, mas o cabeceamento saiu por cima. O resultado confirmou a vitória da turma espanhola, por 0-1, garantindo-lhe o apuramento para os quartos de final.
Com este resultado, a Seleção das Quinas despede-se do Mundial 2026, colocando um ponto final no sonho de conquistar o título de Campeão do Mundo. Portugal volta a jogar no dia 24 de setembro, em casa, frente ao País de Gales, para a primeira jornada da Liga das Nações.


