O Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade do Minho (NEMUM) realizará a Cerimónia da Bata Branca no próximo dia 25 de setembro, pelas 18h00, no Fórum Braga. Este evento conta com o apoio do Fórum Braga e da Câmara Municipal de Braga.
A cerimónia reúne os estudantes do 3.º ano de Medicina da Universidade do Minho e assinala a transição para os anos clínicos da formação médica, etapa marcada pelo início dos estágios clínicos e por um contacto mais próximo com os doentes.
Segundo o NEMUM, este momento representa um marco importante no percurso académico dos futuros médicos, traduzindo uma maior responsabilidade na relação médico-doente. A iniciativa pretende ainda sensibilizar os estudantes para os princípios éticos e humanos que devem orientar o exercício da profissão médica.
Mais do que um ato simbólico, a imposição da bata branca procura reforçar valores como a responsabilidade, a compaixão e a empatia, elementos considerados fundamentais para uma prática centrada na pessoa. A bata branca acaba por surgir como um símbolo do compromisso dos estudantes com uma medicina humana e ética.
O NEMUM considera que a cerimónia constitui igualmente uma oportunidade para dar a conhecer à comunidade um dos momentos mais significativos da formação dos estudantes da Escola de Medicina da Universidade do Minho, bem como os valores que acompanham o exercício da profissão.


