O evento reúne mais de 30 exposições de fotógrafos e artistas visuais nacionais e internacionais, distribuídas por Braga, Guimarães, Porto, Vila Verde e Avintes.
Entre 18 de setembro e 1 de novembro, regressa a 36.ª edição dos Encontros da Imagem – Festival Internacional de Fotografia e Artes Visuais, sob o tema “Territórios do Imaginário | Lugares Encantados”. Este ano, o festival recebeu mais de 600 candidaturas, oriundas de dezenas de países, para os três prémios a concurso.
Em Braga, as exposições são acolhidas em cerca de 20 espaços, como o Museu da Imagem, o Theatro Circo, a Galeria da Estação ou a zet Galeria de Arte, passando ainda por outros pontos da região Norte, como o Mira Forum, a Leica Gallery (Porto), o B-Lounge da Universidade do Minho (Guimarães), entre outros. A visita às exposições é de acesso livre, com exceção do Mosteiro de Tibães, do Museu Pio XII e da Sociedade Martins Sarmento.
O tema desta edição convida a refletir sobre um mundo emergente que encara os mundos humanos e não humanos como um universo comum. César Dezfuli, cuja obra estará na Galeria da Estação, explora, através da fotografia, o trauma da guerra na Ucrânia e Ciril Jazbec, no Mosteiro de Tibães, apresenta retratos de mulheres refugiadas na Suécia.
A par das exposições, decorrerá um ciclo de cinema entre 22 de setembro e 27 de outubro, todas as terças-feiras, às 21h30, no Auditório da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, em Braga. A proposta apresenta filmes como “Sans Soleil / Sem Sol” (1983), de Chris Marker, “Fordlândia Panacea” (2025), de Susana Sousa Dias, “Cantos da Metamorfose Ou Aquela Vez Em Que Eu Encarnei Como Boto” (2024), de Ainá Xisto e “Amor Fati” (2020), de Cláudia Varejão. O custo da entrada é de um euro para estudantes, dois euros para utentes da biblioteca e três euros para o público em geral.


