NATUREZA
O ComUM é um projeto académico, de cariz jornalístico, que parte dos alunos de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho e se desenrola à margem da atividade letiva, por iniciativa do GACCUM – Grupo dos Alunos de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho, anteriormente designado GACSUM – Grupo dos Alunos de Comunicação Social da Universidade do Minho (fundado em 19 de abril de 1994 e com estatutos publicados na Série 3 do Diário da República em 24 de janeiro de 1997).
IDENTIDADE
O jornal online, fundado a 12 de dezembro de 2005 por Hélder Beja e Hugo Torres, obteve a designação “ComUM” através da fusão dos termos “Comunicação” (fazendo alusão à licenciatura) e “Universidade do Minho” (referindo-se à academia).
De facto, o ComUM detém uma particularidade quando comparado aos demais jornais da academia supracitada: assume-se como uma plataforma informativa online, sendo alimentada por publicações regulares realizadas por alunos de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho.
Apesar de, com o passar dos anos letivos, os colaboradores serem, necessariamente, substituídos, o ComUM assegura a perpetuação da sua essência, mantendo-se, assim, fiel aos pilares da sua fundação: um organismo independente de instituições terceiras e preocupado com questões negligenciadas, conferindo o direito de ser informado à comunidade.
Visualmente, “ComUM” é escrito por traços brancos sob um retângulo encarnado, tons estes que aludem à academia e ao curso. A assinatura “Sê ComUM, pensa diferente” segue a linha de pensamento de propor notícias com um teor rigoroso, verificado e verdadeiro, propício ao bom exercício do direito de informar e de ser informado.
MISSÃO/OBJECTIVOS
O projeto vai além das práticas jornalísticas que se esperam de um organismo informativo (informação rigorosa e verificada). O ComUM tem como objetivo ser uma oficina de aprendizagem prática e real, colocando os discentes num panorama que transcende a esfera escolar. Neste sentido, pretende conceder oportunidades práticas e reais aos alunos do curso de Ciências da Comunicação, possibilitando experiência jornalística e comunicacional aos futuros licenciados, estimulando dinamismo e sentido de responsabilidade.
Sendo um projeto impulsionado na academia minhota, o ComUM destaca temas de interesse jornalístico decorridos nesse local, não descorando, porém, assuntos relativos à região do Minho, na qual se incluem os distritos de Braga e de Viana do Castelo.
VALORES
Enquanto oficina, o ComUM promove valores como a criatividade, o empenho e o bom senso, no respeito pelos interesses e motivações de um público plural.
O ComUM adota os preceitos éticos e deontológicos observados no campo jornalístico, pautando a sua conduta pelo interesse público, pelo direito à informação, de informar e ser informado, pelo direito à liberdade de expressão e de opinião, pelo direito à reserva da vida privada e pelo cumprimento dos deveres da responsabilidade social.
VISÃO
O ComUM aspira tornar-se mais do que um jornal universitário; deseja assumir-se como um órgão de comunicação de referência regional que aposta na construção de informação diversificada e de qualidade, caraterísticas que considera essenciais para a promoção de uma opinião pública bem formada e informada, aberta, interessada e participativa.